[CONTEÚDO] Uma imagem

Imagens podem ser mágicas, desde que a varinha de condão seja a estratégia 

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Parece clichê, mas os antigos egípcios já sabiam disso quando desenhavam hieróglifos nas cavernas. É certo que, naquele tempo, não havia ainda Internet, redes sociais nem celulares mas ali na caverna era possível ter acesso a um mundo de informações.

Agora vamos sair da caverna.Estamos no século vinte e um, por todos os lados estamos expostos a dados, o tempo todo. E codificá-los exige um certo nível de atenção. Temos muito acesso ao que acontece, seja onde for, e a notícias de todo aspecto – e espectro. E isso nos distrai.

Voltemos à caverna. Ela retém a atenção, faz vislumbrar as imagens e codificá-las com maior prazer sensorial. Agora imagine que essa caverna tem vozes e som que ratificam as imagens, dão vida aos hieróglifos. Imagine os hieróglifos caminhando pelas paredes. Pois é este encantamento que deixaria os egípcios perplexos. Mas isso 3 mil anos antes de Cristo.

Hoje as imagens continuam encantando, mas precisam de recursos e de muita qualidade e criatividade para entreter o público ávido por inovação, diferenciação, humor e inteligência. Existem nichos e nichos, mas todos, sem exceção, não devem ser subestimados: querem produtos inteligentes. Por isso o desafio de uma produção audiovisual hoje vai além da imagem e do som, que, é claro, precisam ser de última geração e impecáveis.

Não é mais a forma que importa, ela é condição sine qua non, assim como o acesso ao produto – incluindo acesso mobile. O que interessa é, mais uma vez, o conteúdo. O encantamento e o nível de informação que este produto traz em apenas uma, e valiosa, sequência de imagens em movimento.

O cinema nos ensinou muito. A Sétima Arte é o selo da magia em telas grandes e gloriosas. Mas não é preciso ser grande para ser mágico. Um tablet com um bom produto audiovisual em uma reunião de negócios, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Um celular inocente, que cabe na palma da mão, é suficiente para trazer um mundo de informações em apenas alguns segundos, usando várias plataformas de comunicação.

É fundamental, pois, estar atento aos progressos dos meios como a imagem é transmitida e à eficácia com que isso ocorre. Isso varia de acordo com o momento histórico e o público a que se destina o produto. Além disso, estes meios comunicam-se entre si e é preciso observar a integração entre eles.

Integração é uma palavra-chave para levar o produto final ao público de forma homogênea e estratégica, pensada desde o início dos primeiros brainstormings e da pré-produção, pois são estes formatos que vão definir todo o processo de filmagem e do pós, além da divulgação do material.

Por isso, pensar uma produção está muito além da imagem. Mesmo embora, para o público final, seja ela apenas, bela, transparente, poderosa e incrível, que será a grande estrela do espetáculo!

StraTAG Comunicação – Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica. Produção de Conteúdo Especializado, incluindo Conteúdo Digital. –  Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ.