[CONTEÚDO] O que é otimização de Marketing Digital

Marketing Digital e otimização parecem redundantes, mas não são. Nem sempre as estratégias online são otimizadas, ou seja, agregam de fato resultados palpáveis de acordo com os objetivos de cada modelo de negócio ou instituiçãoMas, afinal, o que é marketing digital? Esta modalidade do marketing surgiu, acima de tudo, com a mudança de comportamento dos consumidores. O uso do termo “consumidores” neste artigo refere-se, de forma genérica, a não apenas usuários de produtos ou serviços, mas também de informações, tendências e valores. Tais mudanças alteram a forma de posicionamento de uma marca ou de uma ação ao longo do tempo.

A grande questão é como (re)criar significado e valor para este consumidor em efervescência tecnológica. Como já preconizava o sociólogo e ensaísta alemão Walter Benjamin nos idos de 1930, a técnica que permite a reprodutibilidade já não se ocupa de pensar a origem de sua criação, mas o “tempo de recriação”. A reprodutibilidade cinde a noção de tempo entre o relógio e o calendário, este último fazendo referência a reminiscências do passado como um “tempo saturado de ‘agoras'”.

Na prática, o dinâmico universo digital apropria com maestria uma efusão de “agoras” e reproduções/repetições, altamente saturáveis. O tempo presente urge, mas por outro lado pode se auto-cingir, limitar-se mesmo estando em um terreno fértil, a Internet. Para destacar-se e buscar espaço em meio a uma infinidade de recriações, a avidez por interagir e participar do processo histórico das marcas é característica comum do usuário que busca no virtual reconhecer suas potencialidades reais de agente capaz de fazer diferença, influenciar – ou, para Benjamin, “interromper” – de alguma forma, mesmo que simplificando ao máximo o conceito exposto pelo ensaísta.

Não basta reproduzir conteúdos como um ato contínuo de oferta sem que haja demanda. É necessário atrair o público, engajar, promover, encantar e, voltando ao termo de Benjamin: interromper. Comunicação estratégica, educação e entretenimento caminham de mãos dadas neste processo, em qualquer campo do marketing; mas o digital apresenta oportunidade de estratégias múltiplas e soluções integradas para públicos segmentados e que se tornam potenciais formadores de opinião: uma grandiosa maneira de se aproximar e se tornar presente, assumindo compromisso com a satisfação do consumidor.

A fidelização por meio digital é árdua e continuada como qualquer outra. Exige desde arquitetura de websites ou hotsites até políticas internacionais de atuação como em caso de grandes campanhas envolvendo crowdsourcing por exemplo; desde domínio de ferramentas de publicidade online e mídias sociais até profunda análise da estrutura, missão e valores da empresa e como o público as percebe, entre outras delicadas questões.

A partir deste tipo de anáilise, da segmentação de público-alvo e das estratégias e objetivos que nortearão o plano de trabalho, é possível definir que ações de marketing digital poderão contribuir para as políticas de comunicação de acordo com o perfil de cada caso e situação, promovendo melhorias no SEO (search engine optimization), de forma a destacar positivamente a marca nas buscas orgânicas – do Google – e, muito além disso, criar relações transparentes e que gerem benefícios claros para o público e real engajamento com a marca. Entre elas, destacam-se:

  • Produção de Conteúdo Otimizado
  • Coordenação de Mídias Sociais
  • Assessoria de Imprensa

Estas ações integradas, baseadas na comunicação estratégica e personalizada e implementadas de forma ética, em hipótese alguma praticando black hat ou outro dito “atalho” para ser reconhecido, certamente trarão resultados muito positivos em curto, médio e, o mais importante, em longo prazo, para qualquer modelo de negócio.

StraTAG Comunicação – Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica. Produção de Conteúdo Especializado, incluindo Conteúdo Digital. –  Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ.