[CONTEÚDO] De redes a mídias sociais

 

Estratégias de marketing digital encaram as redes sociais como novas mídias, que intermediam processos da comunicação corporativa

As redes sociais ocupam espaço na vida do homem contemporâneo a todo instante. Os relacionamentos interpessoais, o networking, grupos de interesse, comunidades e associações não são méritos da Internet e, sim, urgência de comunicação, informação e, sobretudo, interação em qualquer sistema coletivo dos tempos atuais.

Mas, no território digital, as mídias sociais, que integram bilhões de pessoas, mediam vários processos comunicacionais.

Com isso, foram desenvolvidas métricas especiais capazes de avaliar, como em outras mídias, o retorno de investimento de marketing e comunicação. São inúmeras as ferramentas disponíveis, porém não seguem um padrão específico e necessitam ser customizadas e configuradas adequadamente.

Investir em ações contínuas através da integração com o cliente/consumidor em sites de relacionamento, blogs, microblogs, sites de compartilhamento e outros canais de interação social na Web promove grandes retornos a custos muito menores do que os da publicidade tradicional. Porém trata-se de uma faca de dois gumes. É preciso entender e implementar estratégias, pois este tipo de ação realmente influencia decisões.

Segundo dados de fontes como a Federação Nacional de Vendas a Varejo dos EUA, Instituto IBM e grandes jornais norte-americanos, representados no vídeo abaixo, os usuários de networks sociais na Internet estão três vezes mais inclinados a confiar em opiniões de pessoas de sua rede do que em propaganda. E, nos negócios norte-americanos mais bem-sucedidos, a reciprocidade é verdadeira: as considerações postadas nas redes são levadas em conta em 80% das ações de vendas e de merchandising.

Não é à toa – nem apenas um modismo – que muitos empresários avaliem de forma bastante positiva e recomendem a adoção do marketing digital como prioridade nas ações de Comunicação Integrada de Marketing.

StraTAG Comunicação – Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo.