[CONTEÚDO] Comunicação Estratégica, os 5 Ps

Ponderar os 5Ps auxilia na tomada de decisão de uma Comunicação Estratégica 

O canadense Henry Mintzberg formulou, em 1987, os 5 Ps da estratégia. São palavras simples, mas que, combinadas, lembram fundamentos importantes que podem apoiar ou refutar uma ação por completo.

Esse engenheiro, PhD em Gestão pelo MIT, ficou conhecido por seus ensaios por defender ideais diferentes do que aposta a maioria das empresas norte-americanas. Apoia, por exemplo, que sejam revistos ou banidos os PLs (participações em lucros/resultados) nas empresas para que deixem de ser apenas mais um benefício para os altos cargos e salários, como diretores ou CEOs. Ao mesmo tempo, retruca alguns modismos, como a difusão dos MBAs entre jovens gestores.

A verdade é que Henry, já se percebe, não é um hipócrita. É um estudioso que observa sem estar intoxicado por fórmulas prontas. E por isso pode falar de estratégia. Para mim, com respeito ao leitor para entrar no circuito, esse poderia ser um sexto “P”, ponderação. Mas vamos nos ater ao que viemos falar aqui: os 5 Ps da estratégia. Vale lembrar que foram lançados na década de 1980, mas ainda assim se mantêm bastante atuais. Vou transcrever em seguida na língua original da tese, o Inglês, a maioria com tradução literal para o Português: Plan (Plano), Ploy (truque ou manobra de atuação. nota: é traduzido como Pretexto, no sentido de se usar a estratégia, ou o estratagema, como “pretexto” para o que será realizado), Pattern (Padrão), Position (Posição), Perspective (Perspectiva).

Em um planejamento estratégico, todos os itens mencionados são avaliados e conduzidos do início ao fim da execução de um projeto e da manutenção da identidade e da imagem da marca. Ufa, parece importante. Mas é mais, é decisivo entender quais seus objetivos, fraquezas, oportunidades, seus pontos fortes, seus concorrentes, os padrões de atuação na sua empresa e no mercado, em que posição você está e em qual pretende estar – e as vantagens e desvantagens disso – e que perspectivas guiam e/ou guiarão as próximas estratégias.

No caso da Comunicação, trata-se de uma via de mão dupla, porque este é um farto terreno para os 5 Ps. Afinal, a Comunicação sustenta e é sustentada pela Estratégia. Isso porque a informação conduz e reconduz o sistema constante dos 5 Ps e, percebida de modo eficiente, promove checklists nevrálgicos nestes processos. Aliás, este é o “P”, eu diria: processo. Algo que não pode jamais ser estanque. Isso não significa, de forma alguma, que mudanças sejam essenciais, ou ainda que não haja uma decisão permanente que pontue cada meta e consecução. Muito pelo contrário. O que é buscado de forma estratégica, e sistemática e retroalimentadora, com feedbacks constantes, é, sim, eu diria, uma assertividade resiliente, o poder, ou a máxima de se decidir ponderando e complementando sua própria metodologia, para que ela não rime com… hipocrisia.

StraTAG Comunicação – Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica. Produção de Conteúdo Especializado, incluindo Conteúdo Digital. –  Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ.