Comunicar é, antes de tudo, perceber

percepçao

Cinco macacos estavam presos a uma jaula, onde havia uma escada. Cientistas fizeram um experimento dispondo bananas no alto. E, quando um macaco subisse, jorrariam água em todos os cinco. Logo constataram que passaram a haver entraves quando um macaco subia a escada, e este acabava impedido pelos outros quatro. A partir de então, sempre que algum deles titubeava a subir, os outros reagiam.

Os cientistas, então, substituíram um dos macacos por outro, que de nada sabia. Quando o pobre novato tentou subir para pegar bananas, apanhou sem entender o porquê. E ele passou a reagir da mesma forma. Foi substituído um segundo macaco e o mesmo aconteceu. Até que um novo grupo de cinco macacos se formou e, sem entender a realidade daquela jaula, não se permitiam subir ao alto da escada para comer bananas.

Qual a justificativa científica para isso?

A resposta é: falta de percepção. Segundo o professor doutor Evandro Ouriques, que foi quem nos presentou com a anedota acima, a  “percepção é o momento privilegiado do agir, informa todas as ações”. O estudioso do tema completa: “o que a percepção faz é concretizar o pensamento do empresário em relação à realidade e não ao fato”.

Isso porque a percepção baseia-se fundamentalmente nas relações, diferente do conhecimento empírico que tem bases teóricas e técnicas e fornece o sustentáculo para a análise perceptiva.

Neste caminho, a gestão eficaz de processos é capaz de oferecer subsídios para tomadas de decisões que envolvam diferentes componentes teóricos e técnicos para oferecer ao cliente soluções que contenham um terceiro elemento fundamental: a estratégia.

É um ciclo positivamente vicioso: somente a percepção estratégica, fundamenta em uma premissa sólida de posicionamento da marca, metas e objetivos, será capaz de balizar soluções com estratégia.

E basicamente são três as principais relações observadas: as relações que a marca estabeleceu ou pretende estabelecer com seu público-alvo e stakeholders; as relações entre o prestador de serviço e a marca cliente; e as relações internas que norteiam os processos estabelecidos pelo prestador de serviço.

A aprendizagem e a experiência nestes três níveis contribuem decisivamente para as melhores definições junto ao cliente.

Comunicar é, antes de tudo, perceber

Conheça a proposta de comunicação integrada da StraTAG Comunicação.